==> Como Cantar Afinado – 6 Dicas Para Aperfeiçoar a Voz e Cantar Bem

Como Cantar Afinado – 6 Dicas Para Aperfeiçoar a Voz e Cantar Bem


É bem provável que alguém pelo menos em algum momento ficou incomodado com você pelo fato de cantar mal, certo? Bom, isso é comum pelo simples fato de que nem todo mundo nasceu com o dom de cantara finado

Porém, isso não é motivo pra você se menosprezar. Embora a arte de cantar seja um dom, todo mundo é capaz de aperfeiçoar a voz e cantar bem. Isso tem solução, basta um esforço a mais e dedicação bastante para aprender a cantar de forma profissional.

Se você é do tipo que adora cantar ou até mesmo sonha em ter uma carreira de sucesso no mundo da música, saiba que existem técnicas e cuidados com a voz que podem educar a forma de projetar o som de suas pregas vocais, fazendo com que você possa cantar afinado e obter resultados incríveis.

Desse modo, se você se acha uma negação completa para o "ramo" musical e sempre sonhou em cantar afinado fazendo uso do microfone, não desista! 

Com determinação, empenho e aplicação correta de técnicas de melhoramento da voz, com certeza você terá chance de encantar grandes plateias com uma voz encantadora.

Dicas Para Ter uma Boa Voz e Cantar Afinado


Listamos abaixo uma série de cuidados que pode ajudar você a cantar afinado (pelo menos de forma tolerável)

1. Evite Imitar outros Cantores

A ideia aqui é ser você mesmo. Nada de querer imitar seu cantor preferido ou aquele famoso pelo fato d’ele está fazendo sucesso. 

Para cantar bem é preciso que cada pessoa possa encontrar seu estilo próprio. 

Isso é de grande importância por que ao tentar imitar o tom de voz de outra pessoa, você acaba fazendo um grande esforço em sua voz e comprometendo a interpretação.

2. Encontre o seu Tom Para Cantar

Universalmente falando, não existe um tom certo para cantar. Isso é algo particular de cada pessoa e encontrá-lo significa poder deixar a voz firme e confortável. 

Geralmente há três possíveis tons para cantar: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio, por exemplo.

Nesse caso, se você deseja encontrar seu tom de voz adequado para o canto, o ideal é ter o auxílio de um professor de canto ou fazer um curso de técnicas vocais.

3. Aprenda Controlar Respiração

Saber controlar a respiração é algo indispensável ao cantar, pois, evita cantar engasgando ou cortando palavras no meio para puxar o ar. 

A respiração abdominal é a ideal para o canto, uma vez que permite que você use toda a capacidade pulmonar. No entanto, para fazer isso sem esforço é preciso treino e prática.

Dica: inspire e leve o ar para a região do abdome durante três segundos, depois sopre a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.

4. Tenha uma Boa postura

Isso não é nem uma bobeira, a verdade é que uma má postura para quem canta, pode bloquear o movimento do diafragma (na região abdominal) e dificultando assim a respiração. 

Para evitar esse tipo de problema, endireite o tronco e relaxe os ombros. Deixe os pés um pouco afastados um do outro, para se equilibrar melhor e evite colocar todo seu peso sobre uma perna só.

5. Cuide de sua Voz

A alimentação é um fator que pode influenciar bastante na hora de usar o potencial da voz

Nada de comer derivados de leite, por exemplo, eles atuam na alteração o pH da saliva e a deixam mais viscosa. 

Evitar açúcares também é necessário, pois estimulam a produção de muco.

Outro cuidado que se faz necessário é o "aquecimento da voz", que funciona como uma espécie de alongamento do corpo, na hora do exercício físico. 

Uma dica importante é tentar imitar os sons de uma metralhadora (trrrrrrrrrrrr) por um período de até 15 minutos. Isso evitará nódulo nas cordas vocais e outras agressões.

6. Tenha uma Boa Articulação das Palavras

No momento em que se canta, é preciso abrir bem a boca durante, fazendo o "desenho" das sílabas de cada palavra, principalmente no caso das vogais. 

Isso dá força à interpretação e ajuda as pessoas a entenderem o que você está dizendo durante a música. Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo "brrrr") ajudam e relaxam a musculatura da boca.


Para que você tenha um domínio qualificado da sua voz, é necessário conhecer algumas técnicas vocais. Quando você as domina, sua chance de cantar bem e afinado são muito maior.

Caso queira aprender usar a voz corretamente e se tornar um profissional da música, o ideal fazer um CURSO DE CANTO E TÉCNICAS VOCAIS. Isso fará com que você aprenda passo a passo técnicas de canto de lhe farão um artista de sucessos.

CLICK AQUI  e saiba mais sobre como cantar bem.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.